De acordo com o Almanaque romano, o natal já era celebrado em Roma no ano 336 D.C. No forte Oriental do Império Romano, comemorava-se em sete de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do calendário Gregoriano. No século IV as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 dezembro para Natal e o dia 6 para a Epifania (significa manifestação). Nesse dia comemora-se a visita dos magos.
Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao “nascimento de Deus-sol invencível”, que comemorava o solstício de inverno.
Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado, a troca de presentes e cartões, a ceia de Natalina, músicas natalinas, festas de igrejas, uma refeição especial e a exibição de decorações como, árvores de Natal, pisca-pisca, girlandas, presépios. Além disso, o Papai Noel, uma figura mitológica popular em muitos países.
Pollyana Almeida 1º D

Nenhum comentário:
Postar um comentário