quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

                                          Música: Então é natal(Simone)
Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez
Então é natal, a festa Cristã
Do velho e do novo, do amor como um todo
Então bom natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem souber o que é o bem
Então é natal, pro enfermo e pro são:
Pro rico e pro pobre, num só coração
Então bom natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem souber o que é o bem
Então é natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez
E então é Natal, a festa cristã
Do velho e do novo, o amor com um todo
Então bom Natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem, souber o que é o bem
Hareham a, há quem ama
Harehama a, há quem ama...
   O natal na Itália: Saudação: “Buon Natale”. O natal na Itália é cheio de conhecimento ligado ao significado religioso. Quanto acaba a ceia, as pessoas esperam a meia-noite jogando cartas, até o momento em que poderão abrir os presentes e ir a Igreja. As festas se concluem com a “Epifania”, dia 6 de Janeiro, dia em que os reis magos deram os presentes ao menino Jesus.
· Natal é um evento que não é passado. Ele tem sim um a face (a cronológica) ligada ao passado, mas ele vai além do cronológico: é doação livre e amorosa de um a presença que está além e é senhora do tempo. Deus. Muito mais que cronológico, o natal é histórico, isto é, presença permanente e eficaz do divino. No humano, presença que molda pessoas, povos culturais e civilizações.
· Neste natal, devemos ter o espírito natalino e reviver o cristo ressuscitado em nós, nos nossos corações. Que nós deixemos Jesus habitar em nossos lares e em nossas vidas, para que possamos nos sentir na fé, no amor, na paz e na fartura de uma noite linda...
Feliz Natal!                                            
         Jannine da Silva 3ºA

Mulher na presidencia

   Primeira mulher na presidência aqui no Brasil, Dilma Rousseff , que venceu com 56,05%dos votos válidos, todos devem querer saber : Como vai ser agora? O que ela vai fazer pelos brasileiros? E pelos nordestinos? O que vai melhorar agora?

   Dúvidas não faltam, mas se formos buscar lá na história, a primeira mulher a governar nosso país escreveu a decretou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão, será que Dilma também vai fazer algo tão grandioso?

   Seu governo não vai ser idêntico ao de Lula, mas aposto que ela vai continuar o que ele começou. Isso ainda não sabemos, mas com certeza promessas não faltam.
                                                                                                                                 Cítara Oubatalá 1º F


Economia - O que significa a crise mundial para nós brasileiros?

  É comum ouvimos dizer que o mundo está sofrendo uma crise econômica. Mas para nós brasileiros, o que tem haver? O dólar e o euro são as duas moedas mais utilizadas no mundo,e se elas estiverem em baixa, os preços vão baixar, os países que as utilizam não vão poder mais ganhar tanto dinheiro a partir das exportações.   Para nós brasileiros, isto SERIA bom, pois compraríamos os produtos com valores transformados em real mais barato, Porém, o real é uma moeda única brasileira, então não interessa para os demais países que nós vendemos em real os nossos produtos, ou seja, também vendemos em dólares e euro.   Mas nem tudo é desgraça, pois, por exemplo, as passagens aéreas ficam mais baratas, as viagens para outros países, assim os gastos também são mais baratos.   Por isso, a melhor maneira de todos ganharem é a estabilidade das duas maiores moedas do mundo.    
Fernanda Barbosa 1º F

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Carta ao Leitor

   Em nome do Jornal Conexão eu desejo um feliz natal e um próspero ano novo. Peço desculpas se nós não conseguimos atender todas as necessidades, que vocês nosso caros leitores esperavam, nós do Conexão passamos por um ano apertado, com pouco pessoal  tendo de fazer o possível e o impossível para não termos que encerar o ano mais cedo.
   
   Mais foi pensando em vocês, que nós, nos matamos para preparar esta edição em plena época de recuperação de um dos bimestres que são mais cansativos, para que o ano não terminasse em branco em relação ao Conexão, fizemos a terceira  e a ultima edição de 2010.

   Com destaque as matérias da Formatura da turma (Professora Ediene Gomes 2008/2010) por Bruno Clisman e Jannine da Silva. A Formatura é uma coisa ao mesmo tempo triste e feliz. Triste porque iremos dizer até logo a pessoas que gostamos muito, como Jannine da Silva que faz parte do Conexão a três anos e é uma das melhores colunistas do nosso jornal em minha opinião, e foi ela que ajudou este Jornal a enfrentar as dificuldades que enfrentamos esse ano e sem ela não saberia o que seria de nós. E é feliz porque sabemos que os formandos assim como ela estão evoluindo, buscando seu melhor. Em prantos digo até logo Jannine da Silva, o Conexão está em torcendo para que você e todos os formandos concluam seus projetos de vida e tenham um prospero sucesso.      


                                                                                                                                Erik Lima 2ºB
Diretor Chefe

Tecnologia - What are you doing?

“O que você está fazendo?” Por causa do famoso Twitter essa frase vem ficando cada vez mais popular. Já era a época em que numa conversa uma pessoa perguntava a outra se ela tinha Orkut. Hoje grande parte dos internautas está cadastrada no Twitter.
Pra quem não sabe o twitter é um site no formato de rede social e funciona como um microblog. Os usuários cadastrados podem enviar e ler atualizações pessoais  - ou de outras pessoas, em textos curtos – chamados de “tweets”. Esses recados podem ser
vistos por meio da internet ou de SMS. Nessa rede você não adiciona você segue (following) e/ou é seguido (followers) por outros usuários. Hoje seis milhões de internautas se conectam diariamente para tagarelar e responder a famosa pergunta:  O que você está fazendo? Em menos de quatro anos o site virou a paixão de vários internautas, vários artistas usam o twitter como um meio de se aproximar de seus fãs.
E você consegue trocar idéias com 140 caracteres?
Mário Leandro 1º E

Eu no futuro

Mama, olha eu no futuro
Mandando um abraço
Pelo cyberespaço
Mama, eu não faço mais besteira
Tá tudo mudado
Eu virei
Vagabundo globalizado
Mama, eu tô virado,
Eu virei...
Trecho da música: Eu no futuro de Lula Queiroga
   O futuro parece nunca chegar, parece um vulto e nada do que fazemos aqui vai chegar lá. Pois bem o futuro esta começando agora, e quando você terminar de ler este artigo será futuro. Você já parou para pensar nele?
   Se ainda não pensou no futuro, hoje é um belo dia para tentar planejar o amanha, mas dê uma olhada no ontem para ter certeza do que você quer.  Existe um ditado que diz: no passado está a história do futuro.
   O nosso presente um dia vai virar passado e qual será a historia que ele irá contar ao nosso futuro?  Será que você consegue se imaginar daqui a dez, vinte, trinta anos? Graças à internet (que já é u m lugar onde o futuro é muito citado) podemos nos comunicar com nosso futuro. Isso mesmo mandar uma carta para o seu eu mais velho. Eu mesmo envie várias e várias reclamações a mim mesmo. Entre no site: futureme.org e se irrite com você mesmo daqui a trinta anos.
Israel Barbosa 1º F

Origens do Natal!

   De acordo com o Almanaque romano, o natal já era celebrado em Roma no ano 336 D.C. No forte Oriental do Império Romano, comemorava-se em sete de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do calendário Gregoriano. No século IV as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 dezembro para Natal e o dia 6 para a Epifania (significa manifestação). Nesse dia comemora-se a visita dos magos.
  
   Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao “nascimento de Deus-sol invencível”, que comemorava o solstício de inverno.

     Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado, a troca de presentes e cartões, a ceia de Natalina, músicas natalinas, festas de igrejas, uma refeição especial e a exibição de decorações como, árvores de Natal, pisca-pisca, girlandas, presépios. Além disso, o Papai Noel, uma figura mitológica popular em muitos países.
Pollyana Almeida 1º D

É história - A força da mulher vem do Império

   A ultima mulher que efetivamente governou o Brasil foi Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, filha de Pedro II e Teresa Cristina. Ela sucedeu aos irmãos Afonso e Pedro, falecidos respectivamente em 1847 e 1850, como princesa imperial, título que pela constituição do império cabia aos herdeiros do trono.
   
   Desde 1860, começaram as tentativas de casamento das princesas Isabel e Leopoldina, sua irmã um ano mais moça. Por fim Isabel casou-se em 15 de outubro de 1864 com o príncipe Gastão de d'Orleães o conde d’Eu, dois meses mais tarde casa-se Leopoldina com Luís Augusto, príncipe de Saxe Coburgo Gotha.
   
   Durante as viagens do imperador ao exterior era Isabel que assumia o império acontecendo tais fatos por três vezes no total ela passou aproximadamente cinco anos no comando do Brasil. Em todas as vezes que ela assumiu fez coisas magníficas para o país na época Império, a que mais se destacou ocorreu no dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea que aboliu a escravidão. Abolir a escravidão foi um ato muito bravo, realizado pela Imperatriz.
   Sabendo deste fato podemos falar que o Brasil crescerá bastante na era Dilma, pois se ele foi capaz de realizar tal fato sob o comando de uma mulher como a Imperatriz Isabel no Império, quem poderá segurar nossa futura presidenta? Que governará nossa republica.
Erik Lima 2º B

A formatura dos sonhos

   Enfim, chega o esperado e sonhado dia da conclusão do ensino médio ano 2008-2010. Depois de se passarem três anos de estudos e dedicações na presença da “Família Integral Ginásio Pernambucano” esperamos o dia (D) dia de diversão, emoções, homenagens, belezas e de admirar o trabalho feito pela organizada e descontraída comissão de formatura.
   
   A festa foi cheia de brilho principalmente aquele encontrado no rosto e nos olhos dos jovens pernambucanos que acabaram de vencer mais uma de muitas batalhas da vida, durante esses anos que passaram tão rápido encontramos dificuldades de nos adaptamos a elas, tentando vencê-las, pois, o importante é ir à busca dos nossos sonhos e alcançá-los com força de vontade.
  
   Gosto de ser gente porque inacabado sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabado, sei que posso ir mais além dele.
   Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.   
Jannine da Silva 3ºA    

A grande noite

10 de Dezembro de 2010, o dia mais esperado pela turma (Professora Ediene Gomes 2008/2010), depois de três anos de pura dedicação, estresse, alegrias e tristezas essa longa caminhada do ensino médio chega ao fim. Porém este fim é um começo de uma nova estrada, de novos caminhos a serem vividos.

   Nessa grande noite cerca de 194 formandos dão mais um passo em suas vidas, cada vez mais próximos de concluir seus projetos de vida que foram criados e modificados ao decorrer do ensino médio. Parabéns a todos vocês que fizeram por merecer está grande noite.
   
Mais, para não esquecer, por trás de uma grande festa como essa, existia uma excelente comissão organizadora composta por duas professoras (Ediene Gomes e Socorro Lopes) e parte dos alunos do terceiro ano, que por sinal, deram conta do recado. Parabenizo aos componentes da comissão de formatura, porque  sei que deram o melhor de si, prestigio também o corpo docente que deram sua contribuição, pois a festa foi uma ótima ocasião para findar  o ano letivo com chave de ouro.
   “Todo esforço vale apena, quem crítica não faz esforço algum ou melhor faz sim, perde tempo com o que não importa”.  

Bruno Clisman 2°C

Profissões desconhecidas: Quiropraxia

A massagem é um das técnicas desenvolvidas no curso. Nos dias de hoje, toda técnica que ofereça um tratamento alternativo aos medicamentos ou intervenções cirúrgicas é bem vista por não ser invasiva. O curso de Quiropraxia ensina a utilizar as técnicas de terapia manual, exercícios e orientação de postura, procurando diminuir a dor e tensão provocados por lesões ou pelo desgaste no dia-a-dia. A profissão é a terceira carreira mais procurada na área de saude nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil o campo ainda está em crescimento, mais já tem um bom número de vagas.
   Apesar de novo em nosso país a Quiropraxia existe desde 1895 no Estados Unidos, hoje conta com 50 mil dos 70 mil profissionais da área. No Brasil o curso foi criado em 1998 e, desde então, é representado pela Associação Brasileira de Quiropraxia.
   As principais disciplinas cursadas na faculdade são as relacionadas à morfologia humana, à biomecânica do movimento e à saude coletiva, além de matérias praticas estágios . O curso de Quiropraxia é feito em cinco anos e apenas duas universidades no país            estão aptas a ministrá-lo: O Centro Universitário FEEVALE e a Universidade ANHEMBI-Morumbi, em São Paulo.

(Janinne Da Silva  3ºA )

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->

Cazuza

   Cazuza nasceu no Rio de Janeiro, em 1958, e foi batizado como Agenor de Miranda Araújo Neto. Era filho de um produtor da Som Livre e da costureira Dona Lucinha. Desde pequeno, conviveu com a música através dos artistas que seu pai recebia em casa. Mas foi só depois de um curso de teatro que o cantor percebeu o que realmente lhe completava: cantar.
   Em 1985, lança seu primeiro álbum solo chamado “Cazuza / Exagerado”, fazendo da faixa-titulo um sucesso. O próximo disco, “Só Se For a 2”, assumiu uma postura mais séria e profissional do cantor conhecido por seu comportamento escandaloso, e estourou com "O Nosso Amor a Gente Inventa (estória romântica)".
   Porém, foi apenas em 1989, depois do lançamento do disco ao vivo “O Tempo Não Pára”, com o sucesso homônimo, que assumiu publicamente a doença. Ao invés de desanimar diante do futuro certo, Cazuza passou a trabalhar ainda mais em novas composições, resultando no álbum duplo “Burguesia”. Com a voz já enfraquecida, o disco foi gravado com Cazuza na cadeira de rodas, e não obteve muito sucesso, mas recebeu o Prêmio Sharp póstumo de melhor canção com “Cobaias de Deus”.
   No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre devido a um choque séptico causado pela AIDS. Após sua
morte, foram lançados mais dois álbuns “Por Aí”, com músicas gravadas mas não lançadas nos discos anteriores, e um disco ao vivo gravado durante a turnê de “Se Se For a 2”.

(Jeffersson Venancio 2ºD)

Indicação de Livros

*O Cortiço*, síntese do naturalista brasileiro, sua melhor e mais acabada expressão. A obra recria a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos a influência da raça humana do meio e do momento histórico (Aluísio Azevedo, Romance 1980)
   *O Exorcista*, baseado em fatos reais. Um enredo inquietante e tenso: investigações se sucedem em crescente suspense. Um fenômeno que provoca vergonha , nojo e pavor nas pessoas.  (William Peter Blatty)
   *Amor de Salvação*, em muitos casos obscuros, é o amor que excrucia e desonra.  A consciência regenera-se, e o coração, reabilitado, avigora-se para o amor impoluto e honroso. (Camilo Castelo Branco)


(Cítara Oubatalá  1º A)
(Manoela Ferrari 1º B)

Esportes desconhecidos : Rúgbi

O Rúgbi começou a sua história em 1823, quando um jogador de futebol do colégio Rúgby situado numa cidade inglesa com o mesmo nome teria pego a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária daí surgiu a idéia de criar esse esporte.

   Hoje o Rúgbi é praticado por duas maneiras, um com 15 pessoas e outro com 11 pessoas. Por ter sido inicialmente concebido como variação de futebol, é um esporte de intenso contato físico. Atualmente ainda é um dos esporte mais populosos do mundo.
(Everton Rodrigo 2º D)
 

Entrevista com a Comitiva da Argentina

Aqui nós iremos colocar uma entrevista feita pelo Jornal Conexão a comitiva Argentina que visitou a escola na última quarta dia 05 de maio de 2010.

1ª) O que acharam da nossa escola?
   Vocês possuem uma relíquia aqui de muitos anos, que é essa escola. Dentro desse entorno, existe um trabalho com vocês que é uma experiência maravilhosa. Nossa intenção é copiar o que está dando certo por aqui, copiar as experiências boas e tão bonitas.

2ª) O que acharam do Projeto Integral?
   Me sinto emocionado em escutar jovens como vocês falando sobre suas experiências. Sobretudo, quando escuto falar dos sonhos. Quanto tempo faz que não escuto alguém falar sobre sonhos?  Se conseguirmos repetir tudo que existe aqui na Argentina, ia ser algo fantástico.,

3ª) Em seu país existe algum tipo de projeto como Jornal?
   Ver que vocês voltaram ao colégio me enche de emoção. Normalmente, os alunos saem da escola se queixando de tudo de errado que havia nela. Mas aqui, os alunos ainda que tenham terminado suas aulas, retornam a escola para compartilhar suas vitórias, seu projeto de vida e ainda por cima, ajudam em projetos com a banda, o “círculo de leitura”.
   Comecei a notar aqui e acabo de descobrir que na Argentina deveriam proteger o aluno e assegurar seu futuro.

4ª) Os senhores notaram alguma diferença entre alguns jovens do Brasil e da Argentina?
   O cabelo comprido ( Risos) ... São  distintos em diferentes aspectos.

(Erik Lima 2º B)
(Cítara Oubatalá 1º A)
(Manoela Ferrari 1º B)
Tradução : Aline Maria da Silva ( ex-aluna).
  

Gírias

 É do baú
*É uma brasa, mora : é surpreendente, entendeu?
 ( Admilson, Matemática )

*Porco morto : cafona
  (Socorro, Química)

*Morô véi : tudo bem
  (Flávio, Português)

*Pão! : lindo
  (Ana Beatriz, Química)

*Coco tia : animada
  ( Socorro, Química)

*Tetéia : bonita
  ( Romilda, Secretária)
  
*Chocolate : a curtição do momento

*É a treva : horrível

*Rosa Chiclete : surpreendido

*Moscando : fulerando

*Do Brite : é da loucura
  (Davi )

*É uôô : péssimo

*Béééélissíma ( Som de Cabra) : Muito Bonito ( ironicamente )
 (Paulo Henrique 1º B)

*Ei Flácida! : chamar alguém
  (João Paulo)

*Tá bichando é! : tá Ligado
                                                                  
                                                                                                                     (Grupo Conexão)